domingo, 21 de junho de 2020

A única “tubulação” que Jeová usa!(?)®

Este é mais um artigo que escrevo tendo por base a reivindicação do CG de que seria ele o único “canal de comunicação de Jeová”, assim, de certa forma, este artigo repetirá a outros mais antigos deste Blog, porém, neste vou propor uma nova  abordagem por intermédio de uma analogia antes não utilizada.

            O objetivo é levar as TJ que vierem a lê-lo (com base nas publicações do próprio CG) a perceberem que se o CG fosse o único canal para as comunicações de Deus chegar a seu povo hoje, então, só há duas possibilidades:

- ou quem fala por intermédio deste “canal de comunicação de Jeová” não é Jeová ou

- ou  o “canal de comunicação” usado não é uma “mera via de passagem das comunicações de Jeová”, é sim um usual corruptor e tais comunicações!

Para tanto vou utilizar de um didatismo tão óbvio que corro o risco  de algum(a) leitor(a) vir a pensar que estou tentando ofender ou brincar com sua inteligência, mas o objetivo não é esse.

O objetivo é fazer perceber que o

 óbvio pode ser também - surpreendente!

1- Por que “Canal de Comunicação”?: Como já ressaltei em outros artigos, o termo “canal de comunicação”, não aparece na Bíblia.

Nenhum homem, efetivamente, usado por Jeová (como foi Moises, por exemplo) foi por Ele chamado de “canal de comunicação” e muito menos – o ÚNICO – “canal de comunicação de Jeová” até porque a Bíblia ensina que antes de Jesus, Jeová deu a conhecer suas comunicações:

... muitas vezes e de muitas maneiras...Hb. 1:1

Os homens a quem Deus (realmente) utilizou para vocalizar suas comunicações nunca reivindicaram ser um (nem, muito menos, o único) “canal de comunicação de Jeová”, assim, pelo menos até onde saiba, apenas o CG adotou e utiliza tal título!

E porque tal título foi

 escolhido pelo CG?

O primeiro ponto importante é notar que o CG não escolheu este título para si “por um acaso”, insisto - o acaso não foi a razão de tal escolha.

O CG quer transmitir uma mensagem sobre si mesmo (e sobre Jeová) ao utilizá-lo.

Vou tornar (ou pelo menos vou tentar tornar) esta mensagem bem clara por intermédio de uma ilustração, que revela bem o que está reivindicando o CG ao se apropriar deste título (como de costume, peço desculpas pela total inabilidade artística).

Observe um pouco a “obra de arte” abaixo e reflita um pouco sobre ela.

Na ilustração que proponho: Jeová é a caixa, suas comunicações - a água e o bebedouro,  as publicações do CG então, o CG é (ou pelo menos afirmar ser) a (única) tubulação, a única via condutora das comunicações de Jeová a seu povo, assim como a tubulação acima é a única via pela qual a água que está na caixa chega ao bebedouro!

Se a reivindicação do CG for real, for bíblica, se as coisas só funcionam assim, então, podemos ter (dentre outras) as seguintes certezas:

- Sem o CG, Jeová não tem como fazer conhecidos seus comunicados.

- Sem o CG, o povo de Jeová não tem como conhecer as comunicações de Jeová.

- Sem o CG, Jeová não salva.

- Sem o CG, o povo de Jeová não tem salvação.

- Sem o CG, Jeová é inoperante.

- Sem o CG, o povo de Jeová fica estagnado em seu conhecimento bíblico e não recebe orientações!

- Sem o Corpo Governante, a “organização visível de Jeová, fica sem Governo.

- Sem o CG, a Bíblia é inútil!

            Se você (com toda a sua mente e todo o seu coração) concorda com as afirmações acima, então é urgentemente que perceba que discorda desta outra afirmação:

...“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo.14:6)

    Você precisa perceber que de acordo com a fé que o CG incentiva as pessoas a ter, ele se tornar muito mais importante que Jesus, afinal, sem Jesus a “via”:

 “ser humano à Jeová” não existe,

mas, sem o CG, além de também não existir a via:

 “ser humano à Jeová”

também não existe a “via”:

 “Jeová à ser humano”,

o que nos leva à conclusão mais forte de todas - na prática:

O CG, se não for mais é, no mínimo,

 tão importante para você quanto Jeová é!

E o próprio CG deixa isso bem evidente:

Não importa onde vivamos na terra, a Palavra de Deus continua a servir de luz para a nossa senda e de lâmpada para o nosso caminho, no que se refere à nossa conduta e às nossas crenças. (Salmo 119:105). Mas, Jeová *Deus proveu também sua organização visível, seu “escravo fiel e discreto”, composto dos ungidos com o espírito, para ajudar os cristãos em todas as nações a entender e a aplicar corretamente a Bíblia na sua vida. A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia.[Leia o Sl. 119:105 e II Tm 3:16 e pense: “em quais palavras eu devo acreditar”?] (S.1/8/82, p. 27, §4)

*Obs: Note, no sublinhado acima, que falar em “organização visível” e falar em “CG” é falar sobre a mesma coisa, aliás, a “organização” é do CG, afinal, é ele quem a governa. Note:

Todos os que servem lealmente com a organização do “escravo fiel e discreto”, o instrumento de comunicação visível de Jeová, são deveras favorecidos! Fizeram a escolha sábia, porque sua vereda os levará ao objetivo precioso da vida eterna na nova ordem que Jeová está criando.

2- O CG se exalta em meio a tanta relevância?

            Pergunto ao leitor(a): salvo quando ocorre algum problema você pensa, constantemente, que a água que vê fluir por torneiras e afins em sua casa só chega, em cada local apropriado, graças à tubulação que, via de regra, está oculta nas paredes ou para você o que importa é a água em si?

            Se eu fosse uma TJ e as coisas funcionassem como (na minha concepção) elas deveriam funcionar,  eu tenderia a esquecer completamente do CG ao abrir cada uma de suas publicações, afinal, o que vou ler ali não são palavras do CG, são sim, COMUNICAÇÕES DE JEOVÁ, que chegaram pela única “tubulação” que Jeová usa, logo, assim como não penso na tubulação que, ocultamente, traz a água que preciso, não pensaria no CG, ao receber a "água espiritual" que preciso.

            Ocorre que quando leio as publicações sou constantemente lembrado “da tubulação”, parece que Jeová tem uma compulsão por lembrar e relembrar, vez após outra, a importância, a relevância e a centralidade da “tubulação” e isso dá a impressão de que a "tubulação" é mais relevante que a própria "água", isso é, que as próprias comunicações de Jeová (tanto daquelas que chegam pelo CG e, principalmente, daquelas que se encontram nas páginas da Bíblia, como vimos acima (se você não leu o Sl. 119:105 e II Tm 3:16, após ter lido a citação da Sentinela acima - de 1/8/82, p. 27, §4 – não deixe de fazê-lo e de se fazer a pergunta que abre o tópico 2 acima).

Mas será que é Jeová quem tem

 a compulsão que sugeri?

Vejamos uma pequena amostra de verdades que a Bíblia traz sobre o ser humano (das quais os homens do CG não são exceção).

...porque a inclinação do coração do homem é má desde a sua mocidade...

Gn.8:21

Na verdade, já nasci culpado de erro, e minha mãe me concebeu em pecado.

Sl. 51:55

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem...

Jr. 17:5 (ACF)

18Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não mora nada de bom; pois tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não tenho a capacidade de realizá-lo. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero é o que pratico. (Rm.7)

Como se vê, o ser humano, por si só, já é altamente corrompido e corruptível. Quando tais homens obtêm poder sobre outros, as más tendências humanas tendem a sobressair (estão aí os políticos que não me deixam mentir). Se é assim, porque homens que governam, ainda que em sentido espiritual, milhões de vidas seria diferente?

            Se até o apóstolo Paulo (cuja comissão para falar como “canal de comunicação de Jeová” é inquestionável), afirmou que não conseguia fazer o que é bom, porque com os homens do CG seria diferente?

Neste ponto um detalhe (pelo menos em termos teóricos) faz a diferença:  

Conforme afirma o próprio CG - o Apóstolo Paulo era inspirado pelo Espírito Santo (o que dá segurança que aquilo que ele escreveu é, na verdade, da autoria de Jeová) já o CG (contrariando toda noção que o título: “canal de comunicação de Jeová” traz) afirma:

A Sentinela disse também que terem alguns o espírito de Jeová “não significa que os que servem agora como testemunhas de Jeová são inspirados.

Mas como é possível:

“ser canal de comunicação de Jeová

e, ao mesmo tempo, não ser inspirado por Jeová?

Afinal, a quem pertence o canal de comunicação

e quem fala por intermédio dele?

Jeová ou os homens do CG?

E, realmente, quando encontramos “comunicações absurdas ´de Jeová´” nas literaturas do CG, é muito necessário entender que Jeová nada teve a ver com tais comunicações!

Notem um exemplo:

Lemos o seguinte do relatório do Chile: “Certa pioneira especial, ao fazer uma revisita, perguntou à senhora que livro nos ensina a vontade de Deus.

Leitor(a), antes de continuar a leitura, escolha uma opção para esta mesma pergunta:

 (  ) Bíblia / (  ) A Sentinela

Agora leia o que respondeu à Sra. chilena:

A Sentinela, é claro’, disse ela.

Se tivesse sido você quem fez a pergunta que gerou a resposta acima (a exemplo do que fez a pioneira especial citada), você também diria:

...pelo contrário, era [é] a Bíblia(?)

E você mudaria a opção que “marcou” acima após ouvi-la afirmar:

‘Sim, mas que faria eu com a minha Bíblia recém-adquirida se não usasse A Sentinela para entendê-la?’

Não sei se você mudou sua opção de Bíblia para A Sentinela (baseado na lógica usada pela Sra. Chilena), o que sei é que o CG, desde o início, marcou a opção (X) A Sentinela, o que se vê pelo texto bíblico que foi acrescido pelo CG, logo após a resposta dada pela estudante. Notem:

“Atos 8:31”

Anuário 1983, p.21  

O que afirma o texto bíblico citado? Veja abaixo:

31 Ele respondeu: “Na verdade, como posso entender a menos que alguém me oriente?” E pediu que Filipe subisse e se sentasse com ele.

Obs - Já comecei a escrever um artigo no qual trato destes versos e

trato dele em outro artigo deste Blog, por isso, não vou

 entrar no mérito, diretamente, aqui.

Pois é Leitor(a)! Se é de interesse, o CG dá razão a nova estudante e contradiz a pioneira especial e, mais do que ela, a própria BÍBLIA, tornando-a  contraditória em si mesma!

Para perceber isso basta ler (ou reler):

16Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completa-mente equipado para toda boa obra. (II Tm.3)

Divinamente inspirado o apóstolo Paulo mentiu, afinal:

- a Bíblia nos faz plenamente competente? O CG responde - Mentira.

 - a Bíblia nos deixa completamente equipado? O CG responde - Mentira.

Se lhe faltar a Sentinela você estará, na verdade,

 perigosamente equipado apenas com a Bíblia e, provavelmente,

será melhor nem tê-la e, muito menos, conhecê-la!?

Poderia citar muitos mais exemplos do CG “se perdendo” em meio a tanta autoridade que afirma e sente ter, mas estes são suficientes para lhe fazer meditar (adaptando o já citado texto de Jr.17:5):

Malditos os homens e mulheres que

  confiam nos homens do CG.?

Afinal:

É o CG a única “tubulação” que Jeová usa hoje?

Use este conselho do CG (que inclusive cita IITm. 3:16) para meditar em todas as perguntas feitas acima:

A Palavra inspirada de Deus, a Bíblia, é o padrão pelo qual temos de medir a veracidade de todas as crenças. (2 Timóteo 1:13; 3:16, 17) S. 15/1/93, p.4

-----------------

- Você continua crendo que o CG é o “único canal de comunicação de Jeová” para nossos dias? Você acredita que aquilo que Jeová fala e, meramente, passa por seu “canal de comunicação” não é inspirado? Qual literatura, primordialmente, te ensina a vontade de Jeová? Tal literatura (II Tm. 3:16) de mantém “plenamente competente”? E “completamente equipado”, ela te mantém? Você enxerga alguma falha de argumentação no que escrevi acima? Você quer concordar com aquilo que escrevi e, inclusive, acrescer outros argumentos? Você discorda completamente? Você encontrou algo escrito no texto que exige correção? Para responder a uma ou mais de tais questões, escreva para mim, por e-mail (1tessalonicenses5:21) ou deixe um comentário no Blog. Desde já, agradeço. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário