domingo, 15 de março de 2020

INTERCALANDO - 1 (A Imperfeição vem de Jeová!)®

Por muitas vezes neste blog já expressei minha perplexidade diante do fato do Corpo Governante (CG) ter a capacidade de afirmar coisas completamente contraditórias entre si, contradições que as Testemunhas de Jeová (TJ) não conseguem perceber.
Dentre as hipóteses que já formulei para explicar as razões pelas quais as TJ não conseguem enxergar tais óbvias contradições se dá porque o CG não publica informações muito contraditórias na mesma publicação, mas sim, em publicações distintas de tal forma que isso facilita que a contradição passe despercebida.
Sendo assim, estou criando uma nova série de artigos para o Blog no qual pretendo apenas: transcrever trechos de informações contraditórias (usando cores diversas para cada afirmação transcrita acrescidos de comentários que visam apenas reforçar o que cada transcrição afirma), as intercalar e após deduzir algumas perguntas sobre o texto intercalado.
O objetivo é contribuir para que as TJ enxerguem que, com facilidade, acreditam em “verdades” contrárias entre si.
Texto 1 – Revista Sentinela de 1/10/99 p. 5, §4º – Título da Matéria: “Para Tudo Há Um Tempo Determinado” (Texto Puro):
4Por outro lado, se não compreendermos plenamente certos textos bíblicos, ou explicações fornecidas nas publicações da Torre de Vigia, será que temos motivos para ficar impacientes? O proceder sábio é aguardar o tempo determinado para Jeová esclarecer os assuntos. “Pois o Soberano Senhor Jeová não fará coisa alguma sem ter revelado seu assunto confidencial aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7) Que promessa maravilhosa! Mas, temos de dar-nos conta de que Jeová revela seus assuntos confidenciais no tempo que ele acha aconselhável. Para este fim, Deus tem autorizado um “escravo fiel e discreto” a dar ao povo dele “o seu alimento [espiritual] no tempo apropriado”. (Mateus 24:45) Por isso, não há motivo para ficarmos demasiadamente preocupados, ou mesmo agitados, por certos assuntos não terem sido plenamente explicados. Antes, podemos confiar que, se esperarmos pacientemente por Jeová, ele fornecerá o que for necessário “no tempo apropriado” por meio do escravo fiel.

Reprodução Reformatada e Comentada:
4Por outro lado, se não compreendermos plenamente certos textos bíblicos, ou explicações fornecidas nas publicações da Torre de Vigia, será que temos motivos para ficar impacientes?

O proceder sábio é aguardar o tempo determinado para Jeová esclarecer os assuntos.(Jeová não apenas determina o tempo apropriado para esclarecer algum assunto – ELE MESMO – dá o esclarecimento – é o que se vê na sequência.
“Pois o Soberano Senhor Jeová não fará coisa alguma sem ter revelado seu assunto confidencial aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7) Embora seja a transcrição de um verso bíblico, ele foi incorporado ao texto da matéria de estudo a fim de ressaltar um princípio bíblico que tem a ver com o tema em estudo, qual seja: Jeová NÃO FAZ COISA ALGUMA sem antes revelar a seus servos – OS PROFETAS. Assim é Jeová quem revela, antes de agir, a seu profeta atual (o CG), mas não só isso:     
... Jeová revela seus assuntos confidenciais no tempo que ele acha aconselhável.

Para este fim, Deus tem autorizado um “escravo fiel e discreto” a dar ao povo dele “o seu alimento [espiritual] no tempo apropriado”. (Mateus 24:45) Jeová tem autorizado um escravo a dar a seu povo o seu alimento.
Obs - Há um pequeno problema aqui na forma como o texto bíblico (de Mt. 24:45) foi intercalado no texto da matéria, problema que se encontra no pronome possessivo seu destacado em vermelho acima. O texto ora comentado dá a entender que o alimento espiritual distribuído pelo escravo é de JEOVÁ, porém, se lermos este verso diretamente na Tradução do Novo Mundo com Referências, veremos que este pronome “seu” é uma referência ao amo do escravo – JESUS – e não a Jeová (não é necessário entrar no mérito de tal divergência, até porque, ela reforça uma certeza absoluta:
O ALIMENTO QUE O ESCRAVO (CG) DISTRIBUI
NÃO É UMA PRODUÇÃO DELE (CG)   
Por isso, não há motivo para ficarmos demasiadamente preocupados, ou mesmo agitados, por certos assuntos não terem sido plenamente explicados. Se é de Jeová a função de contar ao CG seu “assunto confidencial” (por “assunto confidencial” leia-se, a fim de harmonizar com o contexto do texto de estudo “assuntos bíblicos não plenamente explicados”) então não há motivo para ficar preocupado ou agitado, afinal, apenas não chegou o momento de JEOVÁ revelar integralmente tal “assunto confidencial” e é exatamente isso que o lemos no final do parágrafo transcrito:  
 Antes, podemos confiar que, se esperarmos pacientemente por Jeová, ele fornecerá o que for necessário “no tempo apropriado” por meio do escravo fiel.

Texto 2 – Revista Sentinela de fev/2017 p. 26, §12 – Subtítulo da Matéria: “Quem É Realmente o Escravo Fiel e Prudente: (Texto Puro):
12O Corpo Governante não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito. Por isso, ele pode cometer erros aos explicar assuntos da Bíblia ou ao dar orientações. Tanto é que no Índice encontramos o assunto “Esclarecimento de Crenças”, com uma lista de ajustes em nosso entendimento da Bíblia desde 1870. Na verdade, Jesus não disse que o escravo ia dar alimento espiritual perfeito.
Reprodução Reformatada e Comentada:
12O Corpo Governante não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito. Por isso, ele pode cometer erros aos explicar assuntos da Bíblia ou ao dar orientações. Jeová nada revela ao CG, assim, aquilo que os homens do CG ensinam, mesmo atuando coletivamente como CG (como o “escravo” de Mt. 24:45), inclusive, ao explicar assuntos da Bíblia pode ser: um erro completo, erro e acertos misturados ou um completo acerto
Tanto é que no Índice encontramos o assunto “Esclarecimento de Crenças”, com uma lista de ajustes em nosso entendimento da Bíblia desde 1870. Desde 1870 é possível construir uma lista de AJUSTES (= correção de erros) do que o CG ensinou.
Na verdade, Jesus não disse que o escravo ia dar alimento espiritual perfeito. O alimento espiritual que o escravo (o CG) dá não é perfeito, Jesus nunca garantiu isso.

INTERCALANDO:
4Por outro lado, se não compreendermos plenamente certos textos bíblicos, ou explicações fornecidas nas publicações da Torre de Vigia, será que temos motivos para ficar impacientes? O proceder sábio é aguardar o tempo determinado para Jeová esclarecer os assuntos. “Pois o Soberano Senhor Jeová não fará coisa alguma sem ter revelado seu assunto confidencial aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7) Que promessa maravilhosa! O Corpo Governante não recebe revelações da parte de Deus. 
Mas, temos de dar-nos conta de que Jeová revela seus assuntos confidenciais no tempo que ele acha aconselhável. Para este fim, Deus tem autorizado um “escravo fiel e discreto” a dar ao povo dele “o seu alimento [espiritual] no tempo apropriado”. (Mateus 24:45) [porém] Jesus não disse que o escravo ia dar alimento espiritual perfeito.
 Por isso, não há motivo para ficarmos demasiadamente preocupados, ou mesmo agitados, por certos assuntos não terem sido plenamente explicados. Antes, podemos confiar que, se esperarmos pacientemente por Jeová, ele fornecerá o que for necessário “no tempo apropriado” por meio do escravo fiel. [que] não recebe revelações da parte de Deus [até porque] Jesus não disse que o escravo ia dar alimento espiritual perfeito.


PERGUNTAS:
1 – Conforme Mt. 24:45 o alimento distribuído pelo escravo pertence ou não há Jeová (ou a Jesus)?
2 – Quais destas “porções de alimento espiritual” acima (retirados das Sentinelas indicadas) está com a razão quanto à origem do alimento espiritual distribuído pelo CG?
3 – As razões pelas quais não é necessário ficar preocupado nem agitado são todas desacreditadas no segundo texto, logo, há razão para ficar preocupado e agitado com as mudanças de ensino do CG, não é?
4 – Uma porção imperfeita de alimento espiritual pode, ainda assim, ser chamada e encarada como “alimento NO TEMPO APROPRIADO” ou, perguntando de outra forma: há tempo apropriado para se “consumir” uma porção alimento espiritual imperfeita (e atribuí-la a Jeová)?


Aguardo as respostas de quem ler este artigo, em especial, se forem TJ.
------------
 Além de responder as 4 questões acima: Quer Comentar? Quer indicar alguma necessária correção gramatical no texto? Escreva para mim: 
 1tessalonicenses5.21@gmail.com – desde já, agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário