quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

PORÇÃO INSANA DE ALIMENTO ESPIRITUAL DISTRIBUÍDA PELO CORPO GOVERNANTE® (Primeiro Artigo)


Sinopse:
·        - O pior inimigo do CG e das TJ!
·         -  Verdade Atual?
·        -  Como é que é?
·        -  Lamentável!
[   Algo que ficou muito claro para mim, nos mais  de 30 anos que estudo a religião das Testemunhas de Jeová (TJ), é que o pior inimigo de seu Corpo Governante (CG) e das próprias TJ (que têm que defender o CG “até a morte”) é, sem dúvida, suas próprias literaturas – nada pode ser mais letal às pretensões deste “Ezequiel Hodierno” do que aquilo que ele mesmo escreveu e publicou ao longo dos anos!

            Não bastasse isso, a constante mudança de entendimentos sobre pontos de fé requerer que as TJ sejam completamente dependentes das publicações do CG e não é  por outra razão (como já destacado no Artigo - “Verdade Atual?”), que em uma literatura interna, destinada apenas às TJ, o CG questiona:
6 (...) Cumpre fielmente suas designações teocráticas e mantém-se a par da VERDADE ATUAL por estudar diligentemente a Palavra de Deus E O MAIS RECENTE alimento espiritual distribuído pelo “escravo”? — Mat. 24:45-47.
Ministério do Reino – 11 de 1985 p.3
               
Quem não seguir a ordem acima, fatalmente, acabará ficando desatualizada no conhecimento da “verdade”, pois aquilo que se tem por “verdade” hoje, pode deixar de ser “verdade” a partir da próxima Sentinela que circular e, assim, sucessivamente e, ao menos potencialmente, sob qualquer ponto de fé!
            Neste primeiro artigo sobre porções insanas de alimento espiritual (no embalo do artigo anterior deste Blog  - onde trato do texto de Mt. 24:45)  destaco e comento uma “porção de alimento espiritual” do CG, a fim de esclarecer a razão pela qual entendo que é a mesma insana.
            A “porção” que vou destacar se encontra em uma Sentinela bem atual (fevereiro/17) que trata de “Como Jeová Guia seu Povo Hoje”.
Esta matéria da Sentinela trouxe “novas luzes” para as TJ (que pretendo explorar em outros artigos), assim, vou direito para o ponto mais  insano da matéria desta Sentinela:
12 O Corpo Governante não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito. Por isso, ele pode cometer erros aos explicar assuntos da Bíblia ou ao dar orientações. Tanto é que no Índice encontramos o assunto “Esclarecimento de Crenças”, com uma lista de ajustes em nosso entendimento da Bíblia desde 1870.
NA VERDADE, JESUS NÃO DISSE QUE O ESCRAVO IA DAR ALIMENTO ESPIRITUAL PERFEITO. 
Link - https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/a-sentinela-estudo-fevereiro-2017/como-jeova-guia-seu-povo-hoje/
Eu não consigo entender como pessoas que contam com algum senso crítico, conseguem ler a afirmação acima e não ficarem totalmente escandalizadas.
O CG precisa manter sua “interpretação mítica” do texto de Mt. 24:45 e, ao mesmo tempo, precisa preservar sua autoridade absoluta sobre a vida das TJ e a forma (que lhe resta) para fazer isso, é essa:
– transferir a  responsabilidade pelas coisas imperfeitas (leia-se - erros) que ensina para – JESUS!
Vamos considerar Mt. 24:45, creio que isso já suficiente para que o absurdo “salte aos olhos”:
Já ficou claro?
Se apenas a imagem acima ainda não foi suficiente, então peço que responda às questões abaixo (a imagem acima, de qualquer forma, ajuda bastante nas respostas):
1 - A quem pertence o “escravo fiel e discreto”?
2 - A quem pertence os “domésticos”?
3 - E A QUEM PERTENCE O ALIMENTO QUE O “ESCRAVO FIEL E DISCRETO” DISTRIBUI?
Como a resposta é a mesma para as três questões como pode (pelo amor de Deus) alguém afirmar que:
NA VERDADE, JESUS NÃO DISSE QUE O ESCRAVO IA DAR ALIMENTO ESPIRITUAL PERFEITO. 
Raciocine comigo:

- Jesus (de forma direta e literal - em Mt. 24:45), realmente, não disse que o  alimento espiritual (alimento que o “escravo” meramente distribui) seria PERFEITO,  mas, precisava dizer?
Será que o fato de Jesus não ter dito, naquele texto bíblico, que o alimento espiritual que a ele pertence é perfeito, coloca em dúvida tal perfeição?
- Se o alimento que o escravo distribui pode ser imperfeito, temos que concluir que toda a vez que o escravo distribuir alimento imperfeito, assim o faz porque CHEGOU TEMPO APROPRIADO PARA FAZÊ-LO – afinal, não é esta a obrigação do escravo - distribuir alimento espiritual – NO  TEMPO  APROPRIADO?
Não é isso que ensina o verso bíblico “desenhado” acima?
- Mas como entender que o alimento espiritual imperfeito encontra, em qualquer tempo, momento propício para ser distribuído (sendo que uma vez distribuído pelo “escravo”, será encarado pelas TJ, como -  A VERDADE – AQUILO QUE A BÍBLIA REALMENTE ENSINA)?
O que o CG (também) “não percebeu”, ao conceber a bisonha afirmação acima, é que o texto de Mt. 24:45, ao menos indiretamente, indica que todo o alimento que o escravo distribui tem que ser perfeito, afinal, o alimento que distribui não é dele (escravo) mas sim de Jesus (que chamou a si mesmo de – A VERDADE) e, além disso, não existe espaço de tempo onde o conhecimento de um ou mais ensinos imperfeitos (errados) possam ser mais adequados que o conhecimento daquilo que é perfeito, verdadeiro, pronto e acabado, assim, parece que não saber é melhor do que saber errado e, para piorar, considerar o erro uma verdade revelada por Jeová,  por intermédio de seu canal de comunicação!

Obs - O absurdo fica ainda maior quando lembramos que esta aberrante afirmação também é (segundo ensina o CG), “porção de alimento espiritual” (pertencente ao próprio Jesus, segundo a Bíblia) que só foi distribuído pelo “escravo” porque chegou “o tempo apropriado” de assim fazer, isso é, chegou o momento de ensinar que os ensinos que Jesus  envia para seus domésticos, via seu “escravo”, não são perfeitos, não obstante Jesus seja perfeito!

Como afirmei, diante da necessidade de justificar seus erros sem perder a “pose” de “escravo fiel e discreto” o jeito foi afirmar que Jesus (que é a própria VERDADE) não consegue prover seus domésticos com ALIMENTO PERFEITAMENTE VERDADEIRO, logo:
A imperfeição não é do CG, mas sim, de Jesus, afinal:

Foi Ele quem criou a sistemática de distribuição de alimento espiritual para seus domésticos e, embora o alimento que o escravo distribui  seja do próprio Jesus, isso não garante aos domésticos o recebimento de alimento espiritual isento de imperfeição!

Para encerrar o melhor é afirmar – LAMENTÁVEL!
-------------------
Quer responder? Quer comentar? Quer discordar (no todo ou em parte)? Quer sugerir alguma melhora no texto? Quer indicar alguma necessária correção gramatical?

Escreva para mim - 1tessalonicenses5.21@gmail.com (desde já - agradeço).
-------------------
Obs. Final – O próximo artigo (cujo título que aqui será indicado pode ser definitivo, provisório ou pode não ter qualquer relação com aquele que irei, efetivamente, postar), será: "NOVA LUZ SOBRE SOBRE A DOUTRINA DA NOVA LUZ"







20 comentários:

  1. Sem comentários. Eu sempre digo o mesmo: O CG se contradiz nas próprias publicações e às vezes basta alguns alguns parágrafos para isso. Eles (do CG) de fato são arrogantes e orgulhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aberto. Muito obrigado por sua visita e comentário. Tem razão no que disse é, realmente, impressionante como "toneladas de contradições" podem ser encaradas de forma tão natural pela imensa maioria das TJ! Mas isso não é motivo para desanimarmos, afinal, as TJ são, via de regra, pessoas sinceras e muito comprometidas e por merecem todo o nosso respeito e tentativa de ajuda. Grande abraço e volte sempre.

      Excluir
  2. No passado a nação de Israel era guiada por Jeová. Agora eu te pergunto: Será que Jeová sempre intervia com seu espírito de modo a evitar que seus líderes tomassem uma decisão ou atitude equivocada? A resposta é óbvia. Seus servos tinham liberdade de escolha, mesmo sendo o povo Dele, e nem sempre as escolhas eram corretas. Interessante que alguns erros de interpretação que Jeová permitiu que ocorresse no passado entre as TJ até mesmo serviram para mostrar o que os irmãos tinham no coração. Por exemplo, as pessoas que só pensavam na própria salvação e não serviam somente por amor a Jeová, apostataram quando não receberam o cumprimento da promessa na data ou período que o Escravo Fiel divulgava. A pessoa que ama a Deus realmente, serve independente de quando vem a salvação.

    Mas mesmo com essas revisões de ensinos Silvia, creio que Deus usa esta organização. Não sei se ainda tem fé na Bíblia, mas Deus prometeu uma restauração da adoração verdadeira nos últimos dias. Eu não acho que Deus tenha mentido neste caso. Algum grupo religioso que se encontra no planeta deve ter a verdade. E até agora não me mostraram uma religião melhor que essa, e mesmo pesquisando diversas crenças por mim mesmo, não encontrei doutrina mais biblicamente correta como a nossa. Você disse certa vez que todas as religiões tem erros. Eu concordo, mas eu já acho que Deus tem sabedoria suficiente para organizar um povo que o adora da maneira que ele quer e divulgue a mensagem que Ele quer que se espalhe. Biblicamente você há de concordar comigo que no passado as congregações eram unificadas no ensino mundialmente, então essa de cada um seguir a Deus do seu próprio jeito não cola. (1 Cor. 1:10)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte 3 - Note um deles - vc. defendeu uma verdade sobre as TJ que não é a verdade oficial do CG e se vc. estiver certo, então, vc. recebeu um novo "lampejo de luz" antes do CG, o que coloca em colapso toda a sistemática de recebimento de "novas luzes" que o CG ensina, afinal: Como poderia Jeová revelar a vc. - que não deve se considerar ungido e que, certamente, não faz parte do CG -, uma verdade bíblica sobre a "única religião verdadeira" antes de a ter revelado ao CG?

      Proponho a vc. um teste prático: Enviei sua mensagem para Betel, dizendo que foi isso o que respondeu a alguém que contestou as TJ e pergunte se suas afirmações estão de acordo com os ensinos do CG. (Vc.faria isso)? Sem sim, faça, por favor!

      Vc. realmente crê que o CG afirmaria coisas como: "Na média, somos a melhor religião que se pode encontrar". "Temos o que de melhor há termos de verdades bíblicas". Mas vc. sabe que o discurso do CG não é esse, não é verdade?

      Excluir
    2. Parte 4 (e final) - Vc. sabe que o CG ensina que a religião das TJ é A RELIGIÃO ÚNICA E VERDADEIRA DE DEUS NA TERRA e que a salvação depende de se estar nesta religião, não é assim? (até porque se dizer melhor que "Babilônia, A Grande" o império mundial da religião falsa, não quer dizer muita coisa, não é mesmo?

      Outra sugestão que te dou é que se proponha a enfrentar o MÉRITO das alegações que se encontram no artigo no qual postou sua mensagem. Ali, por exemplo, eu procuro demonstrar que a afirmação do CG, na Sentinela destacada, é insana porque transfere para Jesus a culpa por seus erros (e assim afirmo considerando o texto de Mt. 24:45 e a interpretação que o CG dá para tal texto). Vc. nada disse sobre isso. Afirmar que o povo de Deus, que aparece na Bíblia, tinha erros, mas que isso não comprometia o fato de pertencerem ao "povo escolhido" e querer aplicar isso às TJ é, no meu ponto de vista, muito raso (até porque outras pessoas, de outras religiões podem, com a mesma convicção e certeza que vc. afirmar o mesmo). Qual dos personagens bíblicos atribuía a Jeová os erros pessoais que cometia e os reflexos de tais erros na religião verdadeira a que pertenciam? É exatamente isso o que denuncio que o CG faz em relação a Jesus. Se houver erro em tal raciocínio, me mostre onde, mas se o raciocínio estiver correto, não posso entender como se sentir confortável em uma religião cujos lideres, ao invés de ter a humildade de reconhecer aquilo que vc. reconheceu em sua mensagem, preferem transferir seus erros para Jesus, como se fossem erro Dele, a fim de continuar afirmando que estão na religião verdadeira, a única que recebe alimento espiritual pertencente a Jesus!

      Imagino o apreço que tem por ser TJ e sei que se ver confrontando com a possibilidade de estar crendo em erros imensos é assustador e, por isso é melhor, "deixar para lá". Mas não faça isso. Acredite que Jeová te ama, quer o seu melhor e que se vc. tiver um coração contrito na busca da verdade, ou no abandono da mentira, Jeová não o desprezará (Sl. 51:17). Por fim, peço que leia a capa do livro que dá nome a meu Blog, aí do lado esquerdo, agora. Leu? Somente se certificando de "TODAS AS COISAS" vc. criará as condições para conhecer e se apegar ao que for excelente. Não tema!

      Um grande abraço, muito obrigado pela visita (tenha sido intencional ou não)e se preferir me escrever de forma privada, me mande um e-mail. Não obstante esses dias curtos, de apenas 24 horas, será um prazer raciocinar junto com vc., sem qualquer pretensão de ser professor, mas de ser alguém disposto a,com outro, aprendermos juntos. Grd. Abraço. (P.S - Alberto, obrigado pela nova visita e mensagem. Muito bem colocada a observação referente ao texto de 1Co.1:10). Volte sempre. Grd. Abraço para vc. tb.!

      Excluir
  3. Satanas conseguiu desencaminhar anjos ,isso porque eles estavam na presença de Jeová imagina,seres humanos imperfeitos que estão longe de dele , claro que a biblia nos fala que vemos com um espelho ofuscado ,pois não temos pleno conhecimento da verdade ,as verdades não muda , independent de nossa opinião ou interpretação, fazer deduções sempre foi algo de nossa natureza ,no mundo da ciencias é assim ou em qualquer area do conhecimento humano ,Deus nos orienta buscar a verdade como tesouros escondidos, acredito que diante de centenas de grupos religiosos que conheço ,as tjs estão no caminho certo em unir um povo com objetivo em comum para adora-lo em verdade e espirito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte 2 - Jerfessom, com toda a sinceramente, entendo perfeitamente sua forma de pensar e diria que ela já é uma evolução em relação ao pensamento "médio" das TJ mas que, na minha avaliação, ela te deixa em uma perigosa "zona de conforto". Eu resumiria o ponto central de sua mensagem da seguinte forma (me corrija se estiver errado): "se em termos de religião não há perfeição na terra, vc. fica feliz e satisfeito de ter escolhido e de permanecer na melhor encontrou". Se estiver certa minha conclusão, te convido a pensar em algumas coisas:Se seu conceito é verdadeiro, porque ele não é o conceito vigente para o CG,aquele que o CG divulga em sua literatura? Não é o CG que distribui "alimento espiritual do amo no tempo apropriado? Não é neste alimento que vc. acredita como sendo (como diz o título de um de seus livros) "Aquilo que a Bíblia REALMENTE ENSINA"? Se vc. estiver certo em tudo o que afirmou em sua mensagem, então vc. criará sérios problemas para vc. mesmo.

      Excluir
  4. Jefferson, isso é apenas uso de argumentos sofistas. Se o CG diz ser escolhido por Jesus para dar o alimento do próprio Jesus, por que eu deveria confiar nele como canal de Deus, se ele erra enquanto se apresenta como canal? OPapa diz o mesmo. O CG diz que foi escolhido baseado numa profecia dos 1260 dias com 11 mudanças de interpretação, abrangendo 9 períodos de tempo diferentes. Detalhe: nunca fechou em 1260 dias,até arranjar a soma de tempos simbólicos com tempos literais. Muito conveniente. Se uma profecia que lhe identifica é cheia de remendos, porque eu tenho que acreditar?
    Até outrora o CG sustentava que todos os ungidos eram do Escravo e agora mudou sua interpretação. Como um grupo nem conhece sua identidade durante décadas?
    A Sentinela diz que uma geração do escravo alimentava a anterior. Quem alimentou Russel?

    Vc aplica o texto de 1 Co 1:10 fora de contexto. Ali Paulo trata de uma disputa específica, dentro da congregação em Corinth apenas.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Jerfessom e Alberto (vou ter que mandar a mensagem em partes pois não cabe em uma só):

    Parte 1 - Inicio afirmando que fiquei espantado ao ver mensagens tão longas nos comentários de meu Blog (é a primeira vez que isso ocorre). Além disso, também estranhei o fato de que, embora estejam no meu Blog, nenhuma das duas mensagens foi direcionado para mim! (Jerfesson - a referência a "Silvia" em sua mensagem foi um erro de digitação ou, realmente, escreveu para alguém chamada "Silvia"? (se foi este última caso, postou sua mensagem no lugar errado - mas, de qualquer forma, seja muito bem vindo a meu Blog).

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde ,acredito que o erro seja de digitação, pois o objetivo foi responde-lo. Também não tenho muito tempo para ficar como antes, dialogando sobre a posição das tjs ,tive oportunidade de conhecer inúmeros argumentos contra as tjs, excelentes argumentos é também péssimos argumentos.
    Quando tiver um pouco mais de oportunidade poderemos raciocinar mais a base das escrituras.Bem, baseados em suas perguntas ,nota-se que deva ser um psicólogo,tentando entender minha visão das tjs, mesmo sabendo de alguns conflitos mentais. Você acha que estou em uma zona de conforto ,por achar que não existe perfeição na terra , se engana colega .Estou sempre em busca do conhecimento seja ele onde estiver,sou muito curioso e sempre procuro ponderar nos dois lados de um mesmo assunto .Lendo as escrituras não tem como deixar de seguir hebreus 10:24,25 e muitos outros pontos, que indica uma associação de pessoas com objetivo de adorar o pai em verdade e esprito,e compartilhar esse apreço pela adoração de modo mais sincero .Se as tjs mudam seu ensino existe criticas.Sendo assim me responda :caso descobrisse mediante estudos que o que você acredita agora não esta certo , seria humilde e mudaria ou ficaria acreditando no antes devido ao orgulho ou com medo do que os outros iriam falar ?Acredito que na sinceridade e a humildade em mudar a medida que o tempo avança deva ser levada em consideração .

    ResponderExcluir
  8. Desculpe pelos erros de digitação ,as vezes meu teclado troca as posições de lugar isso e um terror.Continuando sobre suas pergunta,acredito que Jeová não da o conhecimento por meio de revelação ,ate porque provérbios 2:3-5 nos fala para procurar o conhecimento como tesouros escondidos.Tentar organizar toda essa gama de conhecimento não se´ria nada fácil ou de baixo custo , ter uma associação de pessoas com o mesmo interesse seria mais viável para esse proposito.No primeiro seculo aqueles seguidores tinham uma posição bem mais próximas ,com tudo o que tinha acabado de acontecer,morte de cristo ,um alicerce bem mais edificado ,não tinha surgido a apostasia ,existia um certo controle no que era ou não verdade. Após a morte dos apóstolos a pluralidade de ideias foi surgindo as interpretações também veio junto , e essa bagunça só aumentou ate os dias de hoje.As tjs pleo que percebo faz um grtande esforço em examinar as escrituras de maneira plena ,e quando percebe que ago precisa mudar ,eles o fazem , não é essa a posição correta de uma pessoa sincera que quer agradar a Deus ? Quantas religiões mesmo sabendo que estão erradas continua pregando o erro só para não perder membros ? Veja o exemplo de paulo que pregava que o fim estava tão próximo que ate orientou muitos que estavam vivos naquela epocar consolar seu irmão , pois achava que tudo aconteceria em vida 1 tessalonicenses 4:15-17 ,Ele não foi inspirado a falar essas palavras ? Por acaso aquela situação aconteceu no tempo dele ? Acredito que não ,porém o senso de urgencia e a dedicação em transmitir a mensagem do reino ,essa sim era importante , as tjs tentam fazer o maximo para transmitir essa urgência e pregar sobre o reino ,caso o reino não seja real para você , oque mais será ?

    ResponderExcluir
  9. Essa não reflete minha verdadeira posição com respeito as tjs , estou tetando chegar muito mais além , a busca pela verdade ela é infindável ,enquanto o Armagedom não chegar estamos correndo a corrida da vida e procurando o alimento sólido,o que é verdade hoje pode mudar ? Acredito que a verdade nunca muda , o que muda é nosso entendimento sobre ela , uma posição mais firme , a medida que as profecias vão se cumprindo. 1 corintios 1:10 não ficou claro ,então 2 corintios 13: , Efésios 4:1,3 e Filipenses 2:2 .Acredito que Jeová seja um Deus de ordem e paz e não de bagunça,enquanto não chegar o fim será necessário mudanças , seja ela de pensamento ou de entendimento, pois a verdade é uma busca constante ,se ela já tivesse sido encontrada ninguém mais precisaria fazer esforço para isso .sendo assim procuro me identificar com aquele grupo que está alinhado com o que as escrituras dizem , examinai as escrituras diariamente , peça o favor de Deus e ele nós mostrará o caminho ,naquilo que temos duvidas ,procuremos sanar nossas duvidas por meio de estudo da palavra ,e caso esteja com dificuldade em aceitar algo ,tenhamos humildade em ficar neutro para não causar divisões desnecessárias ate ter uma posição firme sobre o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jerfesson - Obrigado por ter respondido minhas mensagens. Creio que, se tivermos oportunidade, o ideal seria trocar ideias por outros meios (aqui o tamanho do texto é limitado). Você é realmente uma TJ diferenciada pois, segundo pude perceber, vc. diverge do Corpo Governante para preservar sua religião, o que é curioso e, na minha vivência, algo raro de se encontrar. Parabéns pela independência no pensar (que bom que vc. não segue certos conselhos do CG como "não tenha ideias independentes"). Fico imaginando o que lhe diria um membro do CG se lesse essas mensagens que me enviou! Creio que, ao contrário de mim, ele não teria elogios a te fazer. Mas eu tenho e são muito sinceros. Continue sua busca, ela é saudável, muito saudável. E se surgir oportunidade, vamos trocar ideias por e-mail. Um grande abraço. Volte sempre a meu Blog e, se tiver observações a fazer no mérito dos temas tratados nos artigos, criticas, sugestões e apontamentos para correção na escrita, por favor, não deixe de enviar.

      Excluir
  10. jerfessom silva e Certificai-vos. Parabéns pelo debate saudável. Especialmente o Jefferson, pq a sei o espírito arrogante implantado nas Tjs pelo CG, de que são os donos da verdade. Vc passa longe desse perfil.
    Pois bem. O problema não é o CG corrigir os ensinos. Mas é não admiti-los integralmente, contando meias verdades. Em alguns casos transferiu a responsabilidade para o rebanho, como em 1925 e 1975. Em outros casos há mentiras sobre o que de fato ensinava na época sobre a real expectativa para 1914.
    Caros Tjs, é muita ginástica mental do CG, para tentar provar suas doutrinas.
    Quando vejo um apologista TJ tentar fazer mais malabarismos ainda para justificar ou explicar o que o CG considera alimento vindo de Jesus, mais ainda fico impressionado. Isso é até desencorajado pela Torre. O Evangelho de Jesus é puro e simples. Basta ler o sermão do monte e as suas parábolas bem práticas. Isso até me faz lembrar a parábola do escravo, a qual o CG implica que se trata de uma profecia aplicada à um grupo escolhido, numa explicação cheia de inconsistências.
    Simplesmente as coisas não se encaixam. Jesus rejeitou um sistema farisaico, apresentando a liberdade cristã. Não procede comungar com uma religião legalista, com padrões e regras para a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Olá Alberto. Muito obrigado por sua nova visita e por me auxiliar em responder as mensagens que me são enviadas (gostaria muuuuuito de ter muito mais tempo para responder, mas como o tempo é algo cada vez mais escasso - toda a ajuda é bem vinda). Nada a acrescer as suas palavras. Os "malabarismos" são imensos, mas tenho notado que são palavras sinceras de pessoas que, realmente, creem naquilo que afirmam (e não, meramente, estão a busca de quaisquer palavras e raciocínios para responder a quem lhes questiona a fé). De qualquer forma, para mim, é estranho ver alguém negando partes fundamentais dos ensinos do CG para, com isso, continuar enxergando o CG exatamente como ele quer ser enxergado! Imagino que se o CG tomasse conhecimento do conteúdo das mensagens que tais TJ tem enviado para este Blog elas seriam sérias candidatas a desassociação! Mas agradeço a Deus a oportunidade de que tenho tido de manter contato com elas - por mais que nunca cheguemos a um consenso, tenho sido enriquecido ao manter tais contatos e espero que elas também percebam alguma relevância nele. Além disso, ainda tenho a oportunidade de manter contato com vc., ler suas mensagens e contar com sua ajuda, o que também tem sido de grande relevância e por isso expresso, mais uma vez, meus sinceros agradecimentos. Até mais e volte sempre (mesmo:-)!

    ResponderExcluir
  12. Eu realmente não pude continuar como testemunha de Jeová por perceber tantas incoerências tanta arrogância falta de amor cristão e depois de 20 anos abandonei essa religião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (de novo) Luiz - Agradeço a Deus por ter conseguido enxergar o "mar" de contradições nos ensinos do CG. O objetivo deste Blog é exatamente, incentivar TJ a se certificarem das afirmações feitas nos artigos, pesquisarem e reterem aquilo que for bom - fazendo do texto de 1Ts. 5:21 uma realidade em suas vidas.

      Obrigado pela visita e volta sempre.

      Excluir
  13. O CORPO GOVERNANTE É O PAPA DAS TJS ELE SE COLOCA NO LUGAR DE DEUS INTERPRETA A BÍBLIA CRIA REGRAS E NINGUÉM PODE DISCORDA CRÍTICAS O PAPA CATÓLICO MAS DE QUEBRA ACOBERTA PEDÓFILOS

    ResponderExcluir
  14. Olá Luiz - Agradeço demais sua visita ao Blog e seus comentários. Te incentivo a ler todos os demais artigos (já existentes e futuros) e a deixar seus comentários, seja para dar sugestões, criticar, elogiar e ajudar com os erros de escrita.

    Att.
    1Ts.5:21

    ResponderExcluir