segunda-feira, 6 de abril de 2020

UMA MENTIRA CONTADA MIL VEZES ...®

Um Ministro de Propaganda, de um período de triste memória para a humanidade, afirmava que: 
Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade
Esta terrível verdade empírica demonstra todo o perigo de se ter, por trás da propaganda oficial, alguém que entende que a melhor forma de transformar qualquer coisa em verdade é mentido muito a respeito dela!
Durante as pesquisas que faço para escrever artigos para este Blog, sempre encontro nas publicações do Corpo Governante (CG) das Testemunhas de Jeová (TJ) e, em especial, na Sentinela (revista que propagandeia pontos de fé oficiais para milhares de pessoas em torno do mundo) mentiras, mentiras que se fossem contadas às TJ, uma única vez, já seriam mais que suficientes  para serem encaradas como “absolutas verdades”, porém, como as publicações do CG circulam entre aqueles que não são TJ, repetir tais mentiras tem duplo efeito positivo: Faz propaganda (enganosa) entre as pessoas não TJ e tornam tais mentiras “hiper verdades” para as TJ, por mais falsas que sejam!
Neste artigo vou destacar a principal “hiper" mentira” do CG (até certo ponto, as demais, são decorrências desta) e farei isto da seguinte forma:
- 1: Enunciar a “hiper" mentira do CG.
- 2: Comprovar  e enunciar uma verdade absoluta sobre os ensinos do CG, que desmente a "hiper" mentira destacada no ponto 1.
3: Oferecer uma amostragem da propaganda repetitiva usada para fazer calar a verdade (enunciada no ponto 2) e substitui-la pela “hiper mentira” apontada no ponto 1.
- 4: Concluir este artigo destacando, de novo, a verdade enunciada no ponto 2, fazendo apenas um  complemento a ela.
Obs – Todas as transcrições de literatura do CG estarão em azul, além de contarem com destaques acrescidos ao texto original.

- 1 – A “mentira master” é:
- A SENTINELA E A DESPERTAI ENSINAM VERDADES BÍBLICAS.
2Não! A Sentinela e a Despertai não ensinam verdades puras, imutáveis e, com o perdão da redundância, reais (como toda a verdade bíblica deve ser)!
Na melhor das hipóteses, o que faz a Sentinela, a Despertai (e as demais publicações do CG) é ensinar mentiras misturadas  com verdades, de tal forma que não é possível distinguir umas da outras, portanto, não se pode afirmar que as TJ só acreditam em mentiras, mas seu conjunto de pontos de fé jamais pode ser chamado de A VERDADE, mas é exatamente assim que o CG chama em suas publicações, massivamente e das formas mais variadas, como veremos abaixo.
Porque a resposta (inicial deste ponto) é “NÃO!”? - Para demonstrar isto tenho que ressaltar, mais uma vez, “a porção insana de alimento espiritual” (da qual trato em outro artigo deste Blog) e repriso abaixo:
O Corpo Governante não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito. Por isso, ele pode cometer ERROS AOS EXPLICAR ASSUNTOS DA BÍBLIA ou ao dar orientações. Tanto é que no Índice encontramos o assunto “Esclarecimento de Crenças”, com uma lista de ajustes em nosso entendimento da Bíblia desde 1870. Na verdade, Jesus não disse que o escravo ia dar alimento espiritual perfeito.
S. 2/2017 p. 26
Baseado na afirmação acima, e nos exemplos que vou citar abaixo, a hiper verdade que enxergo é:
O CG MENTE EM NOME DE JEOVÁ!
       Esta é a verdade, é isso o que já foi confessado na S. 2/2017 e tal realidade não passou a valer a partir da confissão, ela sempre foi verdadeira, assim, se algo diverso disto foi ou for (a partir de 2017) afirmado, ainda que muito mais de 1000 vezes, a percepção da verdade poderá até mudar, mas não a verdade em si não muda.
- Para tentar “desmentir” tal verdade, como veremos abaixo, são usadas as mais diversas formas de expressar a negativa, são usados exemplos dos mais variados e se tenta anexar a autoridade das palavras da Bíblia com as palavras do CG, pretendendo que tudo seja encarado como se tivesse o “selo de garantia” de Jeová e de Jesus. Em resumo:
 – de todas as formas se busca MANIPULAR
 o entendimento do(a) leitor(a), TJ ou não!
3 – Exemplos da “propaganda” utilizada:
5A modéstia e a humildade mental lubrificam as engrenagens da comunicação. (Pro. 11:2; Atos 20:19) As pessoas se sentiam atraídas a Jesus porque ele era “de temperamento brando e humilde de coração”. (Mat. 11:29) Por outro lado, uma atitude de superioridade afasta as pessoas. Assim, embora estejamos totalmente convencidos de que TEMOS A VERDADE, é sensato evitar falar de modo dogmático. (Nosso Min. do Reino 8/2002 p. 8)
Lembrando: O CG, em todo o tempo:
- “não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito”.
- pode cometer erros ao explicar assuntos da bíblia e
Jesus não garante que o escravo daria alimento espiritual perfeito, logo:
- Como é possível ao CG afirmar tanto o que está na Sentinela como o que está no Min. do Reino acima?
Usando da verdade?
18Naturalmente [?], a leitura da Bíblia não deve substituir seu uso da excelente matéria de estudo providenciada por meio do “escravo fiel e discreto”. Esta também faz parte das provisões de Jeová — uma provisão muito preciosa. (S.1/5/95, p. 19)
Lembrando: As provisões de Jeová na Bíblia são “a verdade” (Jo.17:17) já as “provisões de Jeová”, via CG, desde sempre:
- não são revelações de Jeová nem são perfeitas.
- ensinam erros ao explicar assuntos da bíblia e
- Nem Jeová, nem Jesus garantem que o CG dá alimento espiritual perfeito.
- Ler a Bíblia e ESTUDAR as matérias de estudo preparadas pelo CG significa obscurecer a compreensão da Bíblia (que deve ser meramente lida), por misturar "a verdade", com "possíveis verdades ou mentiras" que é tudo o que o CG tem a oferecer
(Estude apenas a Bíblia – II Tm. 3:16 e Sl.119:105).
No nosso íntimo deve arder o desejo vivo de buscar e de pesquisar tesouros espirituais. Para facilitar nossa busca, Jeová providenciou excelentes instrumentos de pesquisa — AS OPORTUNAS REVISTAS DA VERDADE, A SENTINELA E DESPERTAI!, bem como outras publicações bíblicas. (S.15/11/99, p. 25).
Lembrando: O tesouro espiritual está onde estiver a verdade – na Bíblia – esta foi (efetivamente) providenciada por Jeová. Sabem disto cabe perguntar:
- Em que sentido Revistas que contêm “alimento espiritual” que, desde sempre, apresentam as seguintes características:
  - não são revelações de Jeová nem são perfeitas.
  - ensinam erros ao explicar assuntos da Bíblia e
  - embora não tendo “selo de garantia” nem de Jeová nem de Jesus, podem estas revistas serem chamadas de REVISTAS DA VERDADE PROVIDENCIADAS POR JEOVÁ? A quem isto engana?
...Luis Andrade, encontrara algumas publicações bíblicas da Sociedade Torre de Vigia. Depois de as ler de capa a capa, teve certeza de que havia encontrado a verdade. Com entusiasmo, transmitiu o que havia aprendido a Francisco Tavares, um velho amigo. Nos anos seguintes, ambos continuaram a absorver as águas da verdade lendo as revistas A Sentinela e Despertai!, das quais eram assinantes. (S.15/3/92, p. 24)
Será que se Luis Andrade, ao invés de ler a Sentinela que leu, tivesse lido a Sentinela de 2017 (neste indicada)  e ali descobrisse que o CG (responsável por tal Sentinela):
A - “não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito”.
B - comete erros ao explicar assuntos da bíblia e que
C -  Jesus não garante que seja alimento espiritual perfeito:
- Continuaria afirmando que descobriu “a verdade”?
- Quem estuda a Sentinela e a Despertai está, realmente, “absorvendo águas da verdade”? (se ficar na dúvida, releia as qualificações “A” a “C” acima)
8 Todos os que amam a verdade deviam estar ‘palpitando’ com a mensagem contida nas revistas A Sentinela e Despertai!. (Salmo 45:1) Como? Ora, por que não as lê assim que as recebe? (S. 1/3/87, p. 17)
“Palpitando”?: Vejamos: Na Sentinela e a Despertai não encontramos, desde sempre:
- revelações da parte de Deus nem a perfeição dele, o que há nelas são:
- erros ao explicar assuntos da bíblia e a certeza de que
- Jesus não disse que o “escravo” (responsável por tais Revistas) ia dar alimento espiritual perfeito.
- A afirmação acima, para todos aqueles que amam a verdade, só estaria correta se a remissão feita fosse à Bíblia, concorda?
De que maneira vigorosa é a verdade bíblica promovida pelas revistas A Sentinela e Despertai!? (mesma Sentinela acima nas -“Perguntas de Estudo” nº 7).
Vou dar minha resposta, baseada na Sentinela de 2017.
- Considerando que nestas Revistas não se encontram, e isso, desde sempre:
- revelações da parte de Deus nem sua perfeição, mas é certo que podem:
- cometer erros ao explicar assuntos da bíblia e que
- Jesus não disse que o “escravo” (responsável por tais Revistas) ia lhes  dar alimento espiritual perfeito.
- Minha resposta para pergunta unta 7: de que maneira vigorosa é a verdade bíblica promovida pelas revistas A Sentinela e Despertai? Resp. “CONSIDERANDO, VIGOROSAMENTE, UMA MISTURA DE MENTIRAS COM VERDADES COMO SE APENAS VERDADES FOSSEM!
Se continuasse pesquisando, certamente, encontraria muitos outros exemplos, mas creio que apenas mais um já será suficiente, pois, ele “fala” por todos:
Anúncios
PODERÁ SABER A VERDADE
Quando apanha um jornal ou uma revista, acha que pode crer em tudo o que se diz como sendo a verdade? Sem dúvida, já aprendeu por experiência que aquilo que se diz é amiúde deturpado. Com verdades parciais, para que a sua própria opinião se incline de Certo modo. Isto é bem evidente quando as publicações contêm propaganda política. Mas nem todas as revistas são assim. Duas revistas que se dedicam a publicar A VERDADE são A Sentinela e Despertai!. Estas revistas DIZEM A VERDADE, mesmo que talvez ofenda as crenças pessoais de alguns dos seus leitores.
Aqui deixo para que os(as) leitores(as) (lembrando da Sentinela/
 2017), classificar o, verdadeiro “anúncio comercial” acima.

4 – Como afirmei no início deste artigo, estou plenamente convicto de que:
O CG MENTE EM NOME DE JEOVÁ
e agora só resta complementar esta 1ª verdade com uma 2ª (que decorre da 1ª) - as TJ que estudaram a Sentinela de 2017 e, em especial, as que lerem este artigo -  SÃO COPARTICIPANTES DE TAL MENTIRA!

Reflita, lembre-se que Jeová ODEIA A MENTIRA - Pv. 6:16-17, ore e se pergunte:
 – Será esta a organização de Jeová?
------------------------------------
Discorda do que leu acima? Me diga as razões. Encontrou algum erro nos raciocínios usados? Aponte-os, por favor! Ficou com dúvidas e/ou perturbado após ler este artigo – se quiser, posso tentar te ajudar, me escreva! Encontrou algum erro de redação que requerer correção? Aponte que eu corrigirei. Aguardo seu mensagem e/ou e-mail e desde já agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário