segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

PROPAGANDA ENGANOSA 2 – ILUSTRAÇÃO ®

Após um longo período de inatividade, dando sequência a esta série, escolhi uma ilustração encontrada em uma Sentinela a fim de continuar defendendo, como fiz no Artigo 1 desta série, que:

Por meio da propaganda enganosaa verdade se transforma em mentira e as mentiras são promovidas como verdade. Para encontrarmos a verdade em face de tais pressões insidiosas, temos de consultar diligentemente as Escrituras.

1/3/02, p. 14
Analisemos os principais detalhes desta ilustração (presente em uma Sentinela de 1/10/1987 em inglês e em 15/1/1994 em português), de cima para baixo, iniciando de forma descritiva e depois revelando as principais mensagens subliminares que o ilustrador pretendeu transmitir às mentes das Testemunhas de Jeová (TJ) que a observarem.

Descritivo:


1 - Temos as mãos de Jeová segurando os prédios da sede da Sociedade Torre de Vigia (STV), local onde está o principal 

parque gráfico desta religião, porém, não sobre a terra, mas sim, nos céus!

2 – Vemos uma “chuva!” de publicações que recaem diretamente sobre um  Salão do Reino (local de reunião das TJ) localizado, este sim, no solo. 
3 -   Vemos várias pessoas saindo do Salão do Reino com expressões faciais felizes , sendo que a frente se destaca um senhor segurando uma das publicações.

Simbolismo (seguindo a mesma enumeração acima):

1 – Nenhum dos componentes desta ilustração foi acrescido a ela por acaso, tudo tem significado, tudo reforça positivamente a fé que o ilustrador sabe que está incrustado na mente das TJ.

            Os prédios da sede da sociedade nos céus, seguros pelas mãos do próprio Jeová, não deixam dúvida para o evidente apelo propagandístico do ilustrador:
 – As publicações da STV não são criações de homens imperfeitos, elas estão em outro nível, pois são provisões espirituais DE JEOVÁ ( e caso haja alguma dúvida quanto a isto, basta ler o título do artigo que acompanha a ilustração: Está satisfeito com as provisões espirituais DE JEOVÁ?

Obs – Não se pode perder de vista que este artigo da Sentinela, também é “alimento no tempo apropriado” distribuído pelo “escravo fiel e prudente”, logo, conforme o texto de Mt. 24:45 (e a interpretação que as TJ tem sobre ele), chegou o momento (em 1987 nos Estados Unidos e cerca de 6 anos depois no Brasil)   de Jesus, por meio de seu “escravo”, reforçar a fé das TJ de que aquilo que aprendem nas publicações são provisões de Jeová!

2 – Se a origem daquilo que se ensina nos salões do reino (que, até onde saiba, são os locais no qual as TJ têm acesso às publicações), são as verdades “celestiais”, o “alimento espiritual de Jeová”, é no salão do reino onde primeiro se conhece e se estuda A VERDADE, logo são as TJ as primeiras a conhecer AS PROVISÕES DE JEOVÁ (simbolismo bastante forte)!

3 – As publicações produzem alegria nos frequentadores do salão do reino e o homem com a revista (que representa todas as TJ) tem a convicção que está segurando material impresso que contêm “provisões espirituais DE JEOVÁ”, “a verdade”, “o alimento no tempo apropriado” (e, creio eu, isto descreve vem seu sentimento em relação à Sentinela, não é mesmo?).

Vejamos se estas conclusões encontram guarida em outras “propagandas” do CG, agora na forma escrita.

A literatura da STV me permitem fazer uma imensa sequência de citações para comprovar cada conclusão acima, porém, bastam os 3 exemplos abaixo para comprovar o principal (1) ponto:

13 Jeová falou aos primeiros cristãos por meio do seu Filho, Jesus, que os fez saber segredos divinos. Jesus disse-lhes: “A vós é concedido entender os segredos sagrados do reino de Deus.” (Lucas 8:10, 11) Paulo, mais tarde, chamou os cristãos ungidos de “subordinados de Cristo e mordomos dos segredos sagrados de Deus”. (1 Coríntios 4:1) Hoje em dia, os cristãos ungidos continuam a servir como tais, constituindo a classe do escravo fiel e discreto que, por meio do seu Corpo Governante, fornece alimento espiritual no tempo apropriado. (Mateus 24:45-47) Se temos muito respeito pelos profetas inspirados de Deus dos tempos antigos, e em especial pelo Filho de Deus, não deveríamos também respeitar o instrumento humano que Jeová usa hoje para revelar informações bíblicas tão necessárias ao seu povo nestes tempos críticos? — 2 Timóteo 3:1-5, 13.
S. 1/6/97 p. 10

Pouco importa que os homens do CG não sejam inspirados, as TJ devem respeitá-los em suas funções de membros do CG, como respeitam aos profetas (efetivamente) inspirados por Deus e o paralelo entre os profetas e os homens do CG deixa bem claro o que se quer dizer por “respeitar ao CG”, como revela a próxima citação:

Mas como é emocionante saber que Jeová, ao seu próprio tempo e do seu próprio modo, continuará a revelar seus segredos quanto aos seus propósitos! Nunca devemos ficar impacientes com a maneira de Jeová fazer as coisas, tentando imprudentemente correr na frente do Revelador de segredos. Como nos faz sentir seguros saber que o instrumento que Jeová usa hoje em dia não age assim! Esse instrumento é tanto fiel como discreto. — Mateus 24:45; 1 Coríntios 4:6.
S.1/6/97 p. 14 §7º

“Respeitar ao CG” é aceitar tudo o que o mesmo ensina como sendo a verdade! Não fazer isso significa tentar correr, não à frente do CG, mas à frente do próprio Jeová, o revelador de segredos”!

Assim, resta às TJ acreditar que:

A investigação imparcial da Palavra de Deus, comparando-a com os ensinos e as práticas das Testemunhas de Jeová, fornece a evidência de que são deveras apoiadas pelo espírito de Deus, e que ele as usa como seu instrumento para proclamar hoje A VERDADE.
S. 1/7/79 p. 24, §20 

Quem olha “de fora” para tal realidade, consegue enxergar apenas mentes cativas!

E não é cativa uma mente que consegue harmonizar essa declaração:

2 Sem CONHECIMENTO EXATO podemos ser enlaçados por ensinos falsos promovidos pelo opositor de Deus, Satanás, o Diabo, que é “mentiroso e o pai da mentira”. (João 8:44) Portanto, se certa doutrina contradiz a Palavra de Deus, se é uma mentira, então, crer nela e ensiná-la desacredita a Jeová e nos coloca em oposição a ele. Assim, temos de examinar cuidadosamente as Escrituras Sagradas para saber distinguir entre a verdade e a falsidade. (Atos 17:11) Não queremos ser como os que estão “sempre aprendendo, contudo, nunca podendo chegar a um conhecimento exato da verdade”. — 2 Timóteo 3:1, 7.  

S. 1/6/88 p. 15

com esta:

Cumpre fielmente suas designações teocráticas e MANTÉM-SE A PAR DA VERDADE ATUAL por estudar diligentemente a Palavra de Deus E O MAIS RECENTE alimento espiritual distribuído pelo “escravo”? — Mat. 24:45-47.
Ministério do Reino – 11 de 1985 p.3
   
É realmente incrível a habilidade do CG em programar mentes para aceitar coisas tão contraditórias como se fossem normais e é por isso que insisto que tal habilidade do CG é caracterizada em nossa legislação como – Propaganda (perfeitamente) Enganosa! Notem (Art. 37 do CoDeCom):

  §1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro (...) a respeito da natureza, características, qualidade, (...) origem, (...) e quaisquer outros dados (...)
------------------
Quer responder? Quer comentar? Quer discordar (no todo ou em parte)? Quer sugerir alguma melhora no texto? Quer indicar alguma necessária correção gramatical?

Escreva para mim - 1tessalonicenses5.21@gmail.com (desde já, agradeço)



























Nenhum comentário:

Postar um comentário